Content Marketing
Content Marketing é uma abordagem estratégica do marketing utilizada para atrair e envolver determinado público-alvo através da criação e partilha de conteúdos.
Numa fase inicial do projeto, realizou-se uma análise de necessidades obtendo-se os seguintes resultados: falta de adesão de voluntários/as face às ações que necessitam ser desenvolvidas pelo Banco Alimentar de Viana do Castelo. Como estratégia, definiu-se a criação de um plano de marketing de conteúdos para cumprir os seguintes objetivos:
- Alcançar novos potenciais voluntários/as (preferencialmente jovens);
- Manter uma relação de comunicação permanente com os atuais voluntários/as;
- Estabelecer novas parcerias com instituições do distrito para doações de bens alimentares (em Viana
do Castelo e demais concelhos do distrito); - Aumentar a adesão das pessoas para a doação de produtos alimentares.
Assim sendo, foram definidas as seguintes tipologias de conteúdos:
- Aumentar o número de doações de géneros alimentares, através da sensibilização.
- Alcançar mais voluntários/as: consciencializar para a importância do voluntariado.
- Promover o papel do Banco Alimentar com vista à criação de parcerias entre Instituições e Banco Alimentar.
- Divulgar informações e curiosidades sobre o Banco Alimentar.
- Celebrar efemérides, promovendo interação do Banco Alimentar com os seus seguidores.
Com a estratégia de marketing de conteúdo implementada nas redes sociais do Banco Alimentar de Viana do Castelo (BAVC), foram alcançados os resultados:
– Novos jovens voluntários/as na região de Viana do Castelo,
– Estabelecer uma periodicidade de publicação permanente e regular nas redes sociais do BAVC
– Aumentar a adesão das pessoas para a doação de produtos alimentares.
Equipa de Projeto:
Docente:
Jorge Garcia Esparteiro
Estudantes:
Helena Antunes, Joana Martins, Juliana Costa | UC Web Marketing e Comércio Eletrónico | Licenciatura Marketing e Comunicação Empresarial | Escola Superior de Ciências Empresariais
Parceiro Banco Alimentar: João Chantre
- Data 21/02/2022 - 16/07/2022
- Área de Competência Informática , Marketing
- Instituição Banco Alimentar de Viana do Castelo