FORGOT YOUR DETAILS?

Enquadramento

O ensino politécnico tem um papel crucial no desenvolvimento dos ecossistemas locais de eco-inovação, reforçando a ligação com os agentes da quádrupla hélix, administração, conhecimento, empresas e sociedade, promovendo a clusterização e a eco-inovação (quíntupla hélice). Ao mesmo tempo, deve construir uma identidade educativa e cultural própria, orientada para o desenvolvimento de competências humanas, científicas e técnicas de pessoas capazes de responder aos novos desafios colocados por uma nova sociedade mais moderna e exigente.

Missão

A política de Responsabilidade Social Corporativa Interna e Externa do IPVC tem impacto na formação do capital humano, capital social e desenvolvimento local sustentável. Os projetos de Responsabilidade Social do IPVC visam atender às necessidades e ao desenvolvimento integral e sustentável da comunidade através de diferentes iniciativas.

Para as Escolas, as práticas de responsabilidade social são parte integrante de sua cultura organizacional e significam maior proximidade e participação na comunidade. O IPVC está empenhado em promover um ensino socialmente responsável, através da formação de profissionais / cidadãos de excelência, conscientes e solidários com os problemas sociais.

Escola Inclusiva em Números

Conheça os nossos indicadores em termos de número de projetos para a comunidade, alunos, professores, cursos e instituições envolvidas.

0

Projetos

0

Estudantes e Professores

0

Instituições

0

Cursos

Como colocamos em prática a Missão?

Trabalhamos em parceria com a comunidade empresarial, as autoridades locais, a rede social, ou seja, todos os elementos da quadrupla hélice, com espírito colaborativo e de cooperação, as "clever collaborations". O IPVC estimula à participação em projetos sociais articulando-os com plano de estudos e com as necessidades da comunidade envolvente.

É crucial por isso intervir de forma próxima, num trabalho de desenvolvimento pessoal profundo, que transcende as matérias técnicas, permitindo a estes jovens e às instituições envolvidas percecionarem uma realidade positiva e desejável, desenvolvendo características de resiliência assentes em percursos mais meritocráticos. A escola tem um papel crucial no apoio e desenvolvimento da auto-estima dos/as estudantes e na sua motivação pelos processos de aprendizagem para que estes permaneçam nos sistemas de ensino superior.

Considerando o perfil especifico dos e das estudantes do IPVC o trabalho tem-se desenvolvido na ótica de metodologias de aprendizagem colaborativa em processos ativos de ligação às organizações que podem melhorar o compromisso e a motivação de estudantes.

O IPVC tem lançado o desafio às entidades com intervenção de foro social para que apresentem as suas dificuldades e problemáticas, sugerindo e co-construindo projetos e mecanismos de resposta que ajudem a minimizar problemáticas da comunidade e/ou promover o desenvolvimento dos próprios recursos das entidades, sempre em prol do impacto social positivo no âmbito das suas missões. A participação dos estudantes em projetos de contexto de apredizagem colaborativo, que respondem a necessidades concretas em contexto social embebidas nos curriculla permitem para além do desenvolvimento das competências técnicas as competências transversais cada vez mais relevantes numa cidadania ativa.

O que pretendemos?

É crucial para as Escolas, um apoio sólido por parte das organizações na construção ativa de percursos académicos com mais sucesso, com uma vertente de operacionalização mais integrada nos cursos e que suportem uma visão estratégica a médio e longo prazo, permitindo aos/às estudantes ter esperança e sonhar com futuros mais brilhantes e bem-sucedidos.

Para o/a estudante, o envolvimento nessas iniciativas agrega valor à sua formação técnica, ao mesmo tempo que enriquece o seu desenvolvimento pessoal. Esta politica assume uma particular importância atendendo ao perfil de estudante do IPVC, promovendo o sucesso educativo, o combate ao abandono e promovendo a empregabilidade.

Objetivos do Projeto

Construir uma rede colaborativa de parceiros que permita aos e às estudantes a participação na construção e desenvolvimento de projetos sociais, articulando-os com os planos de estudos e as necessidades da comunidade envolvente na ótica da aprendizagem-serviço.

Áreas de Competência

Equipa

Prémios

VENCEDOR DA IV ACADEMIA GRACE

O trabalho do aluno Paulo Faria, do CTeSP de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, foi vencedor da IV Edição da Academia GRACE, inserida no Projeto Uni.Network
Ler mais 2018
VENCEDOR DA IV ACADEMIA GRACE

O trabalho do aluno Paulo Faria, do CTeSP de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, foi vencedor da IV Edição da Academia GRACE, inserida no Projeto Uni.Network. O trabalho intitula-se "Sistema de auxílio e melhoramento à mobilidade de pessoas invisuais".

PRÉMIO VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO

O Projeto ESCOLA INCLUSIVA do Instituto Politécnico de Viana do Castelo venceu o Prémio de Voluntariado Universitário promovido pelo Santander Universidades Portugal na categoria Comunidade.
Ler mais 2017
VENCEDOR DA CATEGORIA COMUNIDADE DO PRÉMIO DE VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO DO SANTANDER TOTTA

O Projeto ESCOLA INCLUSIVA do Instituto Politécnico de Viana do Castelo venceu o Prémio de Voluntariado Universitário promovido pelo Santander Universidades Portugal na categoria Comunidade. O projeto destaca-se pelo serviço prestado a toda a comunidade envolvente ao IPVC e junta docentes, estudantes e empresas. O projeto assenta em três objetivos principais : 1) auxiliar as instituições sociais da região a solucionarem problemas internos da organização ou melhorarem o serviço aos seus utentes, promovendo a inclusão social; 2) melhorar os processos e procedimentos internos ao IPVC de forma a contribuir para uma escola mais inclusiva; 3) transmitir aos alunos a missão de responsabilidade social dando-lhes a possibilidade de participar em projetos reais onde usam os conhecimentos que vão adquirindo para ajudar a comunidade.

Diário de Notícias
Notícia do IPVC

Faça parte desta missão, envie a sua candidatura!

TOP