Content Marketing

Content Marketing é uma abordagem estratégica do marketing utilizada para atrair e envolver determinado público-alvo através da criação e partilha de conteúdos.

Numa fase inicial do projeto, realizou-se uma análise de necessidades obtendo-se os seguintes resultados: falta de adesão de voluntários/as face às ações que necessitam ser desenvolvidas pelo Banco Alimentar de Viana do Castelo. Como estratégia, definiu-se a criação de um plano de marketing de conteúdos para cumprir os seguintes objetivos:

  • Alcançar novos potenciais voluntários/as (preferencialmente jovens);
  • Manter uma relação de comunicação permanente com os atuais voluntários/as;
  • Estabelecer novas parcerias com instituições do distrito para doações de bens alimentares (em Viana
    do Castelo e demais concelhos do distrito);
  • Aumentar a adesão das pessoas para a doação de produtos alimentares.

Assim sendo, foram definidas as seguintes tipologias de conteúdos:

  • Aumentar o número de doações de géneros alimentares, através da sensibilização.
  • Alcançar mais voluntários/as: consciencializar para a importância do voluntariado.
  • Promover o papel do Banco Alimentar com vista à criação de parcerias entre Instituições e Banco Alimentar.
  • Divulgar informações e curiosidades sobre o Banco Alimentar.
  • Celebrar efemérides, promovendo interação do Banco Alimentar com os seus seguidores.

Com a estratégia de marketing de conteúdo implementada nas redes sociais do Banco Alimentar de Viana do Castelo (BAVC), foram alcançados os resultados:

– Novos jovens voluntários/as na região de Viana do Castelo,

– Estabelecer uma periodicidade de publicação permanente e regular nas redes sociais do BAVC

– Aumentar a adesão das pessoas para a doação de produtos alimentares.

 

Equipa de Projeto:

Docente:
Jorge Garcia Esparteiro

Estudantes:
Helena Antunes, Joana Martins, Juliana Costa | UC Web Marketing e Comércio Eletrónico |  Licenciatura Marketing e Comunicação Empresarial | Escola Superior de Ciências Empresariais

Parceiro Banco Alimentar: João Chantre