Website – Viana Abordo

O website Viana Abordo foi iniciado em 2020/2021 para permitir uma maior visibilidade e aproximação à comunidade residente de Viana do Castelo da iniciativa Viana Abordo, com o intuito de criar um espaço de partilha e debate de questões relevantes à comunidade local. Em 2021/2022 acrescentou-se um conjunto de funcionalidades para gestão de programas de mentorias:

• Permitir que Mentores (numa área de interesse) e Mentorandos se registem no website e interajam entre si facilmente: trocas de e-mail, registo de Mentores e Mentorandos num programa, criação de sessões por Mentores, inscrição de Mentorandos em sessões, etc.

Funcionalidades desenvolvidas:

–  “Tiago pretende iniciar um negócio sobre web design,« e precisa de apoio de um mentor: acede ao site Viana Abordo para registar-se ao seu programa de mentoria. O Administrador do sistema, verifica a informação de registo do Tiago, na sua área pessoal, e confirma o seu registo. De seguida, acede à página de alocação, e ao verificar a mentoria de Web Design avançado, de João, o Administrador confirma a alocação de Tiago a essa mentoria.”

–  “Tiago entrou na sua área pessoal, verificou a sua mentoria, e foi buscar o email do mentor João, para combinar uma hora com ele. Após uma troca de e-mails, a hora ficou combinada, e João acedeu à sua área pessoal e criou uma sessão, (indo a mentorias – sessões- criar nova sessão),  onde criou a sessão, previamente combinada com Tiago.  Por fim, Tiago regressa à sua área pessoal, dirige-se a mentorias-sessões e escolhe a sessão criada por João e inscreve-se nela.”

–  “Tiago foi convidado para ser mentor de Noções Básicas de Multimédia, tendo aceite. Desta forma, o Administrador acedeu á aplicação e à sua área pessoal, à secção mentores e procedeu ao registo do Tiago.  De seguida, foi à página mentorias, onde  selecionou criar nova mentoria, onde preencheu devidamente o formulário. Tiago dirigiu-se à sua área pessoal para completar o seu perfil.”

– “Nuno tinha uma reunião marcada com o mentor João. No entanto surgiu um imprevisto, e Nuno não pode comparecer à mesma, tendo avisado por email.  O mentor João, depois de verificar que Tiago também estava inscrito nessa sessão, e verificando que Nuno ainda não tinha anulado a sua inscrição, então removeu-o da sessão.”

Equipa de projeto:

Docente:
Pedro Faria

Estudante:
Tiago Nêveda | Licenciatura Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia | UC Projeto e Desenvolvimento | Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Parceiros/as:
Dinamo10, NQDA: Abel Soares e Joana Carvalho