Trabalhamos em parceria com a comunidade empresarial, as autoridades locais, a rede social, ou seja, todos os elementos da quadrupla hélice, com espírito colaborativo e de cooperação, as "clever collaborations". O IPVC estimula à participação em projetos sociais articulando-os com plano de estudos e com as necessidades da comunidade envolvente.
É crucial por isso intervir de forma próxima, num trabalho de desenvolvimento pessoal profundo, que transcende as matérias técnicas, permitindo a estes jovens e às instituições envolvidas percecionarem uma realidade positiva e desejável, desenvolvendo características de resiliência assentes em percursos mais meritocráticos. A escola tem um papel crucial no apoio e desenvolvimento da auto-estima dos/as estudantes e na sua motivação pelos processos de aprendizagem para que estes permaneçam nos sistemas de ensino superior.
Considerando o perfil especifico dos e das estudantes do IPVC o trabalho tem-se desenvolvido na ótica de metodologias de aprendizagem colaborativa em processos ativos de ligação às organizações que podem melhorar o compromisso e a motivação de estudantes.
O IPVC tem lançado o desafio às entidades com intervenção de foro social para que apresentem as suas dificuldades e problemáticas, sugerindo e co-construindo projetos e mecanismos de resposta que ajudem a minimizar problemáticas da comunidade e/ou promover o desenvolvimento dos próprios recursos das entidades, sempre em prol do impacto social positivo no âmbito das suas missões. A participação dos estudantes em projetos de contexto de apredizagem colaborativo, que respondem a necessidades concretas em contexto social embebidas nos curriculla permitem para além do desenvolvimento das competências técnicas as competências transversais cada vez mais relevantes numa cidadania ativa.
É crucial para as Escolas, um apoio sólido por parte das organizações na construção ativa de percursos académicos com mais sucesso, com uma vertente de operacionalização mais integrada nos cursos e que suportem uma visão estratégica a médio e longo prazo, permitindo aos/às estudantes ter esperança e sonhar com futuros mais brilhantes e bem-sucedidos.
Para o/a estudante, o envolvimento nessas iniciativas agrega valor à sua formação técnica, ao mesmo tempo que enriquece o seu desenvolvimento pessoal. Esta politica assume uma particular importância atendendo ao perfil de estudante do IPVC, promovendo o sucesso educativo, o combate ao abandono e promovendo a empregabilidade.
Construir uma rede colaborativa de parceiros que permita aos e às estudantes a participação na construção e desenvolvimento de projetos sociais, articulando-os com os planos de estudos e as necessidades da comunidade envolvente na ótica da aprendizagem-serviço.